A discussão em torno da localização da sede e do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia é muito importante para todos. O que não está em discussão é com relação a sede da Ufesba, que será em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
Segundo o deputado estadual Geraldo Simões, “a localização da sede em Itabuna é fruto de uma ampla mobilização, dotando a cidade de um dos mais importantes equipamentos ao longo de sua história centenária”. Ele acrescentou ainda que “a Universidade Federal do Sul da Bahia é uma conquista que terá impactos positivos em todos os segmentos da sociedade itabunense, seja na formação de massa crítica, na formação de mão de obra qualificada, seja nos imensos benefícios econômicos, em função dos empreendimentos que surgem no entorno do campus”.
O projeto que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia, já foi enviado pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, e está em fase final de discussão para aprovação e sanção presidencial, com determinações que a sede e o campus principal estejam localizados em Itabuna.
Para o parlamentar, o que deve ser debatido neste momento e com a máxima urgência, na medida em que se pretende iniciar os primeiros cursos já em 2014, é a localização da sede em Itabuna e a doação e/ou aquisição do terreno, para que a estrutura da Ufesba seja iniciada.
“Embora defendendo que a sede seja localizada às margens da rodovia BR 415, em Ferradas, entendemos que é pertinente discutir outros locais, como áreas na BR 101 sentido Itabuna-Buerarema e sentido Itabuna-Itajuípe”, esclareceu Simões.
Ainda conforme o deputado, todas essas alternativas são viáveis, demonstrando que Itabuna dispõe de território suficiente para instalar a sede e o campus principal da Universidade Federal do Sul da Bahia.
“O processo de construção de uma universidade federal prevê que se prevaleça o debate de idéias e de propostas e, nesse contexto, a localização da sede da sede também deve ser fruto de ampla discussão, assim como a definição de cursos que atendam às demandas regionais, a partir do projeto elaborado pela Universidade Federal da Bahia, nas pessoas da competente reitora Dora Leal Rosa e do ex-reitor Naomar Monteiro, que tem profundas ligações com o Sul da Bahia”, disse Geraldo Simões.
Ele frisou ainda que na condição de relator do projeto de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, irá trabalhar pela aprovação e envio ao Senado e de lá para sanção da presidenta Dilma. “Vamos tornar a Ufesba uma realidade, porque isso é o que Itabuna e o Sul da Bahia precisam”, finalizou Simões.
0 DEIXE SEU COMENTÁRIO: