O QUE É O PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) veio para tornar acessível a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos em todo o território nacinal, e para que todos possam conseguir um ensino técnico de qualidade. E o Governo Federal já em 2012 pretende contar com 600 unidades prontas de escolas técnicas por todo o país a serem administradas pelos 38 institutos federais que já existem procurando atender mais de 600 mil estudantes com cursos gratuitos de altíssima qualidade.
O PRONATEC 2012 e 2013 surgiu em 2011 em parceria com grandes entidades já consolidadas e conceituadas no País, como o sistema S de educação, que englobam Senai, Senac, SESI E SESC. É importante lembrar que ao fazer a oferta de cursos de qualidade para que os seus estudantes obtenham uma formação que desenvolva não apenas a parte do conteúdo teórico, mas também, habilidades práticas de cada futuro profissional. Isso é fundamental, por que muitos dos formandos já podem sair com um emprego garantido, um diploma e um certificado de conclusão.
As escolas que atendem ao PRONATEC são justamente as do sistema S que JÁ oferecem cursos técnicos para estudantes do ensino médio em rede pública, e aos trabalhadores reincidentes do seguro-desemprego, e os Institutos Federais que eram conhecidos antigamente por CEFET. O Senai e o Senac ainda irão ampliar suas oportunidades de cursos gratuitos já oferecidos por eles, os PSG’S, como mostraram ao abrir 630 mil vagas em 2011. Este é o quadro de cursos do PRONATEC 2012 e 2013:
Almoxarife;
Auxiliar Administrativo;
Auxiliar de Crédito e Cobrança;
Auxiliar de Faturamento;
Agente de Informações turísticas;
Bartender;
Costureiro;
Ilustrador;
Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais;
Manutenção de Motocicletas;
Padeiro;
Pedreiros de Alvenaria;
Auxiliar de Operações em Logística;
Auxiliar de Tesouraria;
Balconista de Farmácia;
Camareira em Meios de Hospedagem,
Operador de Caixa;
Recepcionista;
Representante comercial;
E muitos outros cursos. Para se inscrever no Senai Pronatec 2012 e 2013, você deve fazer a inscrição diretamente nas escolas que participam do projeto, e os períodos de matrícula variam de escola para escola, lembrando que a preferência é dada aos alunos de ensino médio da rede pública e os atendidos pelo Bolsa Família, agricultores e indígenas, além de cotas para deficientes físicos.
E ainda está disponível um sistema de ensino a distância, Tudo online através do programa e-Tec Brasil, um conglomerado de instituições federais, para quem não tem tempo de ir a um curso longe de casa, e pode fazer o curso online. Em 2012, o governo estará abrindo cerca de 55 mil vagas para os diversos cursos do Senai Pronatec 2012 e 2013 e áreas de atuação, e pretende-se superar as 8 milhões de vagas prometidas pela presidenta Dilma, até o final de seu mandato em 2014. Mais informações no site do Projeto:pronatecportal.mec.gov.br.
0 DEIXE SEU COMENTÁRIO:
Não são permitidos novos comentários.