
Para atingir seus objetivos profissionais primeiro é necessário saber onde você quer chegar. O plano de carreira serve para que que você trace o ‘como chegar lá’, ou seja, os passos que devem ser dados para alcançar o obetivo maior. Mas é bom deixar claro que o plano de carreira deve ser flexível, pois as mudanças externas irão acontecer durante a sua execução.
Na hora de definir o objetivo é importante considerar as suas próprias limitações. Além disso, no mundo de hoje tudo é muito dinâmico. A facilidade com que surgem novas àreas, novas profissões e mudanças tecnológicas é enorme. O mercado está sempre mudando. No momento de se fazer um plano de carreira é preciso analisar todas as possibilidades e tomar cuidado para que o plano não acabe engessando sua vida profissional. O plano não vai direcionar sua carreira 100%, pois você deve adequá-lo às mudasnças e às novas realidades. Ele deve ser uma rota, mas esta rota pode ser modificada a qualquer momento, caso seja necessário. Por isso, o plano de carreira deve ser avaliado constantemente no decorrer da sua execução.
Depois de definir seu objetivo profissional é necessário determinar quais são as habilidades e competênciasque você considera ter e que serão necessárias durante este percurso. Depois disso, pontue quais são as competências que precisará desenvolver. É importante também estipular a maneira como estes pontos fracos podem ser desenvolvidos e um prazo para que isso aconteça.
O plano de carreira ajuda o profissional a otimizar tempo e energia, evitando que estes recursos sejam gastos com ações que não vão trazer o retorno esperado. A partir desse trabalho de auto-conhecimento e definição de objetivos e metas é preciso ter muita disciplina, determinação e paciência para colocar em prática o plano e alcançar o que foi almejado!
 







0 DEIXE SEU COMENTÁRIO: